Você sabia que os adultos também precisam se vacinar para se proteger de muitas doenças? Leia mais sobre a vacinação na meia-idade

É verdade que os adultos, incluindo pessoas de meia-idade ou idosos, devem se vacinar? Se isso procede, quais vacinas esse público deve tomar?  

Por que devemos manter um esquema vacinal mesmo tendo feito isso enquanto éramos crianças? 

As respostas para essas e outras perguntas você verá no decorrer desse post, então leia com muita atenção! 

Qual A Importância Da Vacinação Na Meia-Idade? 

Algumas vacinas precisam ser ministradas em adultos, outras devem ser reforçadas para que a proteção se mantenha.  

O Programa Nacional de Imunização nasceu no Brasil em 1973 com o intuito de atender toda a população, prevenindo e erradicando doenças. 

A partir desse programa também nasceu o Calendário Nacional de Vacinação que passou a ser obrigatório no ano de 2004, para todas as idades. 

O mesmo tem como base priorizar os vários grupos da população: crianças, adolescentes, pessoas de meia-idade e idosos, segundo as necessidades de imunização de cada um. 

Atualmente, somos o país que mais oferece vacinas gratuitas ao público e de acordo com o Ministério da Saúde, são cerca de 300 milhões de doses por ano. 

Mesmo com o problema da redução de cobertura vacinal que enfrentamos hoje, nosso Programa de Imunização foi responsável por erradicar uma série de doenças e evitar milhares de mortes.  

Algumas vacinas, tomamos ainda na infância e nos protegem a vida inteira. Contudo, em outros casos devemos seguir com o esquema para ficarmos protegidos. 

Calendário Nacional De Vacinação E Vacinação Na Meia-Idade 

Agora, vamos entender como funciona nosso Calendário vacinal e como se dá a vacinação na meia-idade

Vacinação Infantil 

Em suma, a etapa de vacinação mais importante se dá ainda na infância, quando nosso sistema imunológico encontra-se em desenvolvimento.  

Nesse caso, as vacinas atuam ajudando nossas defesas a se fortalecerem contra diversos tipos de microrganismos.  

A recomendação é que até 1 ano as crianças já tenham tomado todas as vacinas básicas do Calendário de Vacinação.  

Aqui temos vacinas como tríplice viral, pólio, BCG e tríplice bacteriana que recebemos nos primeiros meses de vida. Contudo, precisam das doses de reforço para nos proteger por toda a vida. 

Vacinas Após A Infância 

Mas e a vacinação na meia-idade? Como fica? 

Bem… Após cumprir o esquema vacinal da infância, devemos passar para a próxima etapa, onde precisamos tomar vacinas na adolescência e fase adulta. 

Aqui, na maioria das vezes, as doses são de reforço, então, para não se confundir, veja quais vacinas tomar na vacinação na meia-idade

  • Tríplice Bacteriana, Difteria, Coqueluche e Tétano: a tríplice bacteriana é oferecida ainda na infância, mas precisamos reforçar na adolescência e na fase adulta. O ideal é fazer isso a cada 10 anos. 
  • Além disso, se você se encontra na meia-idade e está grávida, também precisa se vacinar. 
  • Hepatite B:  em suma, a imunização contra a hepatite B é feita em 3 etapas. Isso para quem não recebeu quando criança, ou nunca teve a doença. Aqui tomamos a segunda dose e mês após a primeira e a terceira 6 meses depois. 
  • Tríplice viral contra rubéola, caxumba e sarampo: também tomamos na infância, mas quem não tomou ou não tem certeza, deve se imunizar mais tarde. Em se tratando de vacinação na meia-idade, essa vacina deve ser tomada em 1 dose. Antes, entre 20 e 29 anos, duas doses com intervalo de 30 dias.  
  • HPV: a imunização contra o HPV encontra-se disponível na rede pública para adolescentes e pessoas até 26 anos. Após essa idade, a saída é recorrer às clínicas particulares.   
  • Gripe: nessa faixa etária a rede pública não oferece a vacina de forma gratuita, sendo assim, devemos pagar para ter a imunização. 
  • Herpes-zóster: tendo em vista que a meia-idade vai até 58 anos, esta vacina também só está disponível em postos particulares. 
  • Febre-amarela: pode ser tomada em qualquer fase da vida e é uma das vacinas que faz parte da vacinação na meia-idade. Está disponível no SUS. 

Conte com a Segmedic para manter o seu calendário de vacinação atualizado e sua saúde em dia! Entre em contato conosco pelo número (21) 2666-5800, ou pelo nosso Whatsapp.