Primeiramente, para tratar desse assunto é necessário saber de forma um pouco mais específica o que de fato é a neurologia. Essa é uma ciência que tem intuito de estudar e diagnosticar os problemas relacionados ao sistema nervoso.

A neurologia é então uma especialidade médica que cuida do sistema nervoso central e periférico e acaba estando relacionada à outras diversas áreas médicas. Essa área acaba tendo uma atuação mais voltada para os cuidados clínicos e é comum que os pacientes procurem um neurologista quando estão com dores de cabeças mais frequentes, insônia e até mesmo tontura.

Entanto como já foi dito anteriormente, a neurologia pode sim ajudar em diversas situações, isso porque o sistema nervoso é responsável por controlar as ações voluntárias involuntárias do nosso corpo.

Agora que nós já entendemos brevemente o que é neurologia nós precisamos analisar qual a sua importância desta ciência e ainda dos exames neurológicos.

Se você está interessado em descobrir um pouco mais sobre a neurologia e quais os exames que essa área costuma pedir você está no lugar certo. Continue sua leitura e venha descobrir com a gente tudo sobre a neurologia e a importância dos exames neurológicos para conseguir garantir a saúde do paciente.

Qual a importância dos exames neurológicos?

Agora que nós já conseguimos entender o que um neurologista de fato faz, nós precisamos analisar ainda o que são os exames neurológicos e qual a sua importância para diagnosticar e tratar determinados distúrbios.

Obviamente é muito importante saber que esse tipo de exame geralmente é realizado com o intuito de analisar o estado do sistema nervoso. Por isso é muito comum o pedido de exames como eletroencefalograma, avaliação neuropsicológica, eletromiografia, a tomografia computadorizada da cabeça entre outros.

Existem ainda alguns outros procedimentos que também são muito comuns no campo da neurologia e que acabam sendo de suma importância para definir certos diagnósticos. A craniotomia, por exemplo, é uma cirurgia onde parte do crânio é removido com o intuito de facilitar o acesso ao cérebro. Já cirurgia de fusão espinhal tem o intuito de fundir determinadas vértebras. Enquanto a lesionectomia busca remover certos defeitos encontrados no cérebro como por exemplo vasos que foram mal formados.

Esses são alguns dos exames e procedimentos mais comuns realizados pela neurologia com o intuito de tratar e diagnosticar os distúrbios que envolvem essa área. Uma vez que nós já conseguimos entender a importância da neurologia e o que de fato ela significa, é necessário ainda entender qual o momento certo de procurar um neurologista.

Afinal, quando devo procurar um neurologista?

Já foi dito brevemente no início do texto que é muito comum que as pessoas busquem por um neurologista quando estão sentindo dores de cabeças mais frequentes, tontura e insônia. Entretanto existem diversas doenças que também ocasionam a busca por um neurologista.

É possível por exemplo encontrar pessoas que tiveram acidente vascular cerebral, dores de cabeça, transtorno do sono, mal de Alzheimer, doença de Parkinson, esclerose múltipla, entre outros problemas. Sendo assim, é possível entender claramente que o neurologista é sim uma área médica muito importante que pode auxiliar significativamente a manter a saúde dos pacientes.

Conclusão

Conclui-se então que a função de um neurologista e a importância dos exames neurológicos são muito significativas e não podem ser deixadas de lado. Por isso agende a sua consulta através do número 2666-5800 e entre em contato com a SegMedic.

Nós oferecemos um atendimento acessível, transparente e principalmente humanizado. Tudo o que você precisa para ter uma experiência completa e muito eficiente.