O dedo em gatilho é uma espécie de tendinite localizada na região das mãos que ocorre devido a um processo inflamatório do tendão.  

Também chamado de tenossinovite ou estenossante, a inflamação faz com que o dedo fique numa posição dobrada e constante, como se estivesse segurando uma arma de fogo com o dedo no gatilho. 

Por esse motivo é denominado como “dedo em gatilho”, tendo em vista que a pessoa não consegue mudar a posição do dedo. 

Quando o dedo é forçado a ser aberto, a pessoa sente uma dor muito grande, além de prejudicar a qualidade de vida, por isso deve ser tratado o quanto antes.  

SINTOMAS DO DEDO EM GATILHO 

Os sintomas do dedo em gatilho são fáceis de serem identificados, podendo ocorrer em qualquer dedo da mão, sendo mais comuns os dedos polegares, médio e anelar.  

Também é característico do processo inflamatório: 

  • Enrijecimento do dedo; 
  • Dedo em gatilho (dobrado); 
  • Movimentos limitados; 
  • Inchaço no dedo debilitado; 
  • Dor na palma da mão. 

É importante ressaltar que tais sintomas são mais perceptíveis no período da manhã, devido ao inchaço decorrente após horas de sono, em que o organismo fica em repouso. 

Assim que identificar esses sintomas é imprescindível buscar a ajuda de um médico, já que com o passar do tempo, o dedo em gatilho pode se paralisar e não retornar mais para a posição original. 

CAUSAS DO DEDO EM GATILHO 

O dedo em gatilho é um tipo de tendinite, logo, a principal causa são os movimentos repetitivos. 

Por esse motivo, é mais comum aparecer em pessoas que realizem atividades manuais repetitivas, como por exemplo: 

  • Professores; 
  • Mecânicos; 
  • Programadores; 
  • Etc. 

Também, é comum ocorrer com quem possui problemas reumáticos ou que afetem a circulação, como por exemplo, artrite e diabetes descompensada, respectivamente. 

Vale salientar que pode acontecer de microrganismos decorrentes de doenças infecciosas chegarem até a circulação sanguínea, acarretando na inflamação da articulação. 

Fora essas situações, é difícil compreender outra causa que gere o dedo em gatilho, de modo que deva ser diagnosticado por um médico ortopedista pelo quadro de sintomas apresentados.  

TRATAMENTO PARA DEDO EM GATILHO 

O tratamento deve ser receitado pelo médico ortopedista, que irá fazer uma avaliação do caso e recomendar o procedimento correto. 

Em casos mais leves, normalmente, recomenda-se fisioterapia com a finalidade de fortalecer os músculos da mão e dedos. 

Isso acontece por meio de massagens e exercícios para manter a posição dos dedos, para que retornem a sua posição original. 

Vale ressaltar que o tratamento da fisioterapia ajuda a diminuir inchaço, dor e que são suficientes para resolver casos de gravidade menor.  

Além desses exercícios, também é recomendado evitar realizar atividades que sejam repetitivas, principalmente, aquelas que necessitem de esforços.  

Ao avaliar o caso, o médico pode receitar o uso de talas que seguram o dedo junto aos outros, bem como outros tratamentos, tais como: 

  • Aplicação de compressas quentes para evitar a dor; 
  • Aplicação de compressas frias para diminuir o inchaço; 
  • Uso de pomadas, que possuem ação analgésica e anti inflamatórias.  

Os casos mais graves são aqueles que não são resolvidos por fisioterapia e com dor persistente, para isso, o médico ortopedista pode injetar cortisona diretamente no nódulo. 

O intuito da injeção é de diminuir a dor para que a pessoa possa realizar o tratamento normalmente. 

EXISTE CIRURGIA PARA DEDO EM GATILHO? 

O dedo em gatilho pode ser tratado com cirurgia quando os tratamentos não forem eficientes, fazendo com que a pessoa permaneça com o dedo dobrado e com dor, mesmo após fazer fisioterapia.    

A cirurgia consiste em um corte feito na palma da mão, dando acesso ao tendão, de modo que o médico pode alargar ou liberar a primeira parte da bainha. 

Normalmente, a cirurgia é simples, pouco invasiva e com baixo risco de complicações, tendo uma recuperação rápida, de cerca de 2 semanas.  

CONCLUSÃO 

O dedo em gatilho é uma condição gerada pela inflamação do tendão da mão, de modo que a pessoa fique sempre com o dedo dobrado. 

Essa situação pode tornar difícil o dia a dia, já que a movimentação fica um pouco comprometida, principalmente na hora de pegar algum objeto, podendo ser doloroso.  

Por isso, caso identificar algum dos sintomas, procure passar pela avaliação de um médico ortopedista para indicar o melhor tratamento. Conte com a Segmedic para te ajudar! Entre em contato conosco por ligação (21) 2666-5800 ou pelo Whatsapp.