É provável que você já tenha se dado conta, mas muita gente ainda não sabe que o trabalho pode nos adoecer. O tema saúde no trabalho vem sendo mais abordado e é sobre isso que vamos tratar.  

A seguir, você vai conhecer algumas das principais doenças que podemos desenvolver por causa do trabalho e também entender a importância de implementar ações de prevenção. 

Saúde No Trabalho – Vamos Entender Melhor 

Muito se fala em direitos trabalhistas, mas na maioria das vezes, nos atentamos apenas a questões que envolvem dinheiro, mas o bem-estar dos funcionários também é importante. 

No Brasil existe a cultura de trabalho mal remunerado e, algumas vezes, o não cumprimento das leis. 

Com isso, é comum os trabalhadores atuarem com uma carga horária exaustiva e em ambientes sem a segurança necessária. 

Desse modo, quando falamos em saúde no trabalho, se trata de um conjunto de ações que devem ser implementadas com o intuito de prevenir situações que adoecem as pessoas dentro das empresas. 

Seguindo dados, no Brasil, 195 mil funcionários precisam se afastar do trabalho anualmente por questões de saúde. Logo, esta é uma questão que também impacta os negócios. 

Dentre as causas de afastamento, temos os quadros de depressão como uns dos principais e a cada ano promovem quase 50 mil pedidos de auxílio-doença no INSS

De acordo com levantamentos atualizados, temos hoje no país, 20 mil casos de trabalhadores com depressão e 29 mil com transtorno de ansiedade. 

A Síndrome de Burnout também vem despertando o mundo para os cuidados com a saúde em espaços de trabalho.  

Em se tratando das causas dessas doenças adquiridas no ambiente de trabalho, posso citar as principais: 

  • Excesso de atribuições; 
  • Metas abusivas; 
  • Jornadas de trabalho exaustivas; 
  • Assédio moral; 

Algumas empresas começaram a observar que os afastamentos dos seus colaboradores tinham respaldo nos resultados da corporação. Por outro lado, o poder público também sentiu a situação. 

Por isso, saúde no trabalho é um dos temas mais abordados hoje em dia e ambos os setores procuram meios de proteger esses trabalhadores. 

O Que É Saúde No Trabalho? 

Também conhecida como saúde ocupacional, estamos diante de uma força-tarefa que engloba manifestações e adversidades que afetam o trabalhador em seu ambiente de trabalho. 

Isto posto, vale salientar que diversas ações podem adoecer de forma individual ou coleta e em diversos níveis. 

Por esse motivo, no ano de 2012, a União criou a Política Nacional de Saúde do Trabalhador. Tal programa tem o intuito de vigiar, promover ações e proteger a saúde do trabalhador. 

Além disso, atua no sentido de reduzir a morbidade e mortalidade causados por acidentes e doenças no trabalho.  

Logo, o objetivo aqui é que o trabalho seja um gerador de renda e de qualidade de vida e não um ambiente tóxico e nocivo. 

Na maioria das vezes a saúde no trabalho é gerenciada pela Medicina do Trabalho e deve ser implementada por cada empresa. 

A Importância De Um Ambiente De Trabalho Saudável 

A princípio, devemos observar que por muito tempo, as empresas só pensavam é cumprimento de metas.

No entanto, quando se percebeu que funcionários doentes faltam mais e a produtividade cai, viu-se a importância de focar em saúde no trabalho. 

Afinal, tornar o ambiente de trabalho seguro, agradável e saudável para o corpo e a mente, faz com que os colaboradores se sintam bem e trabalhem melhor.  

Por certo, o resultado é maior produtividade, produtos e serviços de qualidade e clientes satisfeitos. 

Não podemos esquecer que funcionários saudáveis e felizes também valorizam seus empregos e, dificilmente, aceitam propostas de outras empresas. 

Se você preza pela saúde dos seus colaboradores, o Clubflex Empresas, nosso parceiro, é a solução ideal para um bom desenvolvimento e produtividade de seus funcionários e seus familiares, com o maior custo-benefício.

Se você é trabalhador, fique de olho nas diretrizes da saúde ocupacional e garanta uma saúde geral em dia. 

A SegMedic oferece mais de 25 especialidades médicas e 3 mil tipos de exames, então, previna-se e marque já sua consulta pelo número (21) 2666-5800 ou agende via WhatsApp.