Com a pandemia do COVID-19, nunca se falou tanto sobre a importância da vacinação.

Desde crianças devemos nos vacinar para nos proteger de contaminações de doenças. Além de que, é um ato de proteção da saúde coletiva.

Assim, vamos entender um pouco mais sobre o funcionamento das vacinas!

COMO AS VACINAS FUNCIONAM?

Para entendermos como funciona a vacinação em nosso organismo, vamos esquematizar o que acontece quando somos acometidos por uma doença.

Ao entrarmos em contato com um antígeno, que é o agente patológico causador do vírus, o nosso corpo começa a produzir anticorpos para expulsá-lo.

Porém, essa primeira produção é demorada e muitas vezes, o tempo de produção de anticorpos para a cura pode ser lento em relação aos sintomas e desenvolvimento da doença.

E agora, vamos entender o que as vacinas fazem em nosso organismo.

Se vacinar significa colocar o nosso corpo em contato com o antígeno da doença, que é o agente patológico causador do vírus, podendo ser um vírus ou uma bactéria, por exemplo.

Porém, esse antígeno entra em contato com o nosso organismo estando adormecido ou enfraquecido, de modo que conseguimos produzir anticorpos para combatê-lo.

Nesse sentido, graças as células de memória, caso sejamos expostos ao mesmo antígeno, o corpo é capaz de produzir os anticorpos novamente, porém de maneira muito mais rápida.

Por isso que as vacinas são importantes: elas não excluem a possibilidade de entrarmos em contato com vírus ou bactérias, mas faz com que o sistema imunológico atue rapidamente e assim, evita com que a doença se desenvolva.

Assim, temos que elas funcionam apenas de forma preventiva, pois é necessário de um tempo para que o nosso corpo comece a compor os anticorpos de defesa.

VACINAÇÃO: VERDADE OU MITO?

Com a vacinação do COVID-19 em alta ouvimos uma série de informações acerca das vacinas, mas temos que nos atentar porque muitas são mito.

Por isso, vamos falar sobre alguns mitos e verdades sobre a vacinação.

1 – NEM TODOS PRECISAM SE VACINAR

Mito. A vacinação não é uma proteção individual, mas também coletiva.

Quando as pessoas estão vacinadas, elas combaterão o vírus mais rapidamente e assim diminui consideravelmente as chances de transmissão a outros.

Por isso, até mesmo quem não está nos grupos de riscos deve estar com as vacinas em dia.

2 – VACINAS SÃO SEGURAS

Verdade. As vacinas são feitas do vírus da doença, o que leva ao pensamento de que elas não seguras, mas a verdade é que elas são muito seguras.

Isso porque são feitas do vírus adormecido ou enfraquecido, de modo que o organismo não desenvolve a doença, mas consiga se preparar caso entre em contato com ela novamente.

Isso porque somos capazes de produzir anticorpos que combatem os antígenos e as células de memória guardam essa informação.

É fundamental mencionar que, antes de qualquer vacina ser liberada, ela será analisada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que irá investigar minuciosamente todas etapas da produção, bem como a sua efetividade.

3 – VACINAS GERAM EFEITOS COLATERAIS

Verdade. Algumas pessoas podem ser mais sensíveis após a vacina, mas todos os efeitos colaterais são de natureza leve.

São alguns dos efeitos colaterais mais comuns:

  • Febre baixa;
  • Dor no local da picada;
  • Fadiga ou indisposição;
  • Etc.

4 – VACINAS PODEM CAUSAR AUTISMO

Mito. Há um tempo atrás era divulgado que a vacinação poderia causar autismo em crianças, porém a ciência sempre comprovou que isso não é verdade.

Tal fato decorreu de um estudo médico em que relacionava a vacinação com autismo e desenvolvimento de outras doenças, contudo, no ano de 2010 foi descoberto que eram dados forjados.

5 – CRIANÇAS NÃO PODEM SE VACINAR

Mito. As crianças devem se vacinar e não há risco nenhum a sua saúde, bem como, não prejudica ou sobrecarrega o seu sistema imunológico.

É importante que saibamos que as vacinas são desenvolvidas para que o organismo consiga combatê-la e isso não seria diferença para as crianças.

O Ministério da Saúde dispõe de um calendário que indica as vacinas que cada idade deve tomar, por isso, esteja atento e deixe a vacinação das crianças em dia.

CONCLUSÃO

A vacinação é de suma importância para todas as pessoas e de todas idades, portanto, vacine-se!

A SegMedic possui um atendimento médico de excelência, agende a sua consulta e tire todas as suas dúvidas com um médico.