Apesar de a dor ser algo importante para o organismo, atuando como uma espécie de aviso emitido pelo cérebro, não é algo que deve perpetuar por um longo tempo.

Nesse sentido, entra o trabalho da clínica da dor, que tem como função resolver e tratar as dores incessantes, das mais variadas causas.

Por isso, a SegMedic possui um atendimento especializado para oferecer aos seus pacientes que sofrem desse incômodo tão grandioso.

Dessa forma, vamos conhecer melhor o que é a clínica da dor e como funciona os seus atendimentos.

O que é clínica da dor?

A clínica da dor consiste em um local de atendimento voltado aos tratamentos de dores crônicas, que são aquelas que persistem por mais de três meses.

Assim, existem clínicas que fazem o que chamamos de abordagem multidisciplinar, em que, independentemente das causas que levam ao surgimento de dores crônicas, elas podem ser tratadas nessa especialidade.

Porém, existem outros tipos, como as que se aprofundam em dores crônicas específicas ou que estejam relacionadas apenas a uma região do corpo, como por exemplo costas ou joelhos.

Dessa maneira, independente da abordagem utilizada pela clínica da dor, é imprescindível que pessoas que sofram de dores crônicas busque ajuda especializada.

Como é o atendimento da clínica da dor?

A clínica da dor varia nas suas formas de atendimentos, a depender dos casos apresentados, de modo que a equipe de profissionais desenvolve estratégias para lidar com a situação da melhor maneira possível.

Assim, a depender de sua dor ou a causa, os médicos podem sugerir alguns tratamentos.

Nesse sentido, existem inúmeros tipos que podem ser feitos e recomendado pela equipe, vejamos a seguir.

1 – Medicamentos

Uma das principais estratégias para o tratamento de dores crônicas consiste na administração de remédios, como:

  • Analgésicos;
  • Anti-inflamatórios;
  • Corticosteróides;
  • Opióides;
  • Antidepressivos;
  • Etc.

Normalmente, os medicamentos são uma das primeiras abordagens da clínica da dor, pois oferecem um alívio rápido ao paciente que está sofrendo de dor crônica.

Além disso, existem outras opções que podem ser diferentes dos comprimidos, como as injeções ou anestésicos que ajudam a aliviar inflamações ou irritações.

Contudo, os medicamentos não são as únicas opções, conforme veremos a seguir.

2 – Fisioterapia

A fisioterapia é outro tipo de tratamento oferecido pela clínica da dor e tem como objetivo trabalhar os grupos musculares, estabelecendo o equilíbrio.

Ao melhorar a postura e mobilidade, os sintomas consequentes da dor crônica podem diminuir, além de trazer uma melhora significativa aos movimentos locais.

No que tange às dores pélvicas, a fisioterapia é uma excelente opção, pois geralmente esses problemas são desencadeados pelo desequilíbrio muscular.

3 – Acupuntura

A acupuntura é um tipo de tratamento que a clínica da dor pode recomendar ao tratamento de dores crônicas, sendo bastante eficaz além de reduzir a necessidade de tomar medicamentos.

Essa prática milenar da medicina chinesa consiste na aplicação de agulhas em pontos estratégias que estimulam a produção de analgésicos e anti-inflamatórios produzidos pelo próprio organismo.

4 – Apoio psicológico

Embora a dor não seja algo psicológico e sim física, é de suma importância que a clínica da dor ofereça suporte psicológico e emocional aos seus pacientes.

Isso porque, a dor traz sensações horríveis a quem sofre desse mal, como tristeza, frustração e raiva.

Por isso, o tratamento psicológico ajuda o paciente a enfrentar todo o procedimento.

5 – Cirurgia

Por consistir em processos mais invasivos, a cirurgias costumam ser a última recomendação da clínica da dor, para casos em que não houve resposta a outros tipos de tratamento.

Nesses casos, a cirurgia é o tratamento indicado para combater a dor crônica, permitindo que o paciente, após recuperado, consiga exercer suas atividades e ter uma vida de qualidade.

Conclusão

A clínica da dor é imprescindível para auxiliar as pessoas que sofrem de dores crônicas, pois são especialistas em diversos tipos de tratamento para tratar essa comorbidade.

Por isso, a SegMedic convida você a conhecer a sua clínica da dor, que conta com médicos especialistas e uma equipe qualificada para oferecer um tratamento de excelência.